sexta-feira, 17 de agosto de 2012

 
A CHEGADA DE EVA

       Vivia Adão tranquilamente no Jardim do Éden. Tinha por companhia uma vaca chamada Fifi, de cujas tetas tirava delicioso leite; e era muito feliz por a ter.
       Um dia, porém, Deus resolveu lhe dar uma criatura chamada Eva, que até aquele momento só o próprio Criador conhecia. Disse Ele:
       — Toma essa mulher para ti, Adão; faz com que ela seja feliz, para que não me perturbe mais.
       — Por quê? (perguntou Adão).
       — Não faças perguntas (disse Deus): sabes que não gosto. E prepara-te, que ela é exigente. Se perguntarem, diz que a fiz de tua costela: será melhor assim.
       Adão achava estranha a recomendação, pois, com exceção de uma gente muito estranha que morava ali do outro lado da cerca, não havia curiosos com quem pudesse conversar sobre Eva — pelo menos não no mesmo idioma.  Falavam os vizinhos uma língua desconhecida e cobriam o corpo com panos.
       Foram-se passando os dias, durante os quais começou a se perguntar por que fora castigado com a companhia de Eva, que não gostava da vaca, cujos gases eram, para o dono, o perfume dos perfumes, e cujas fezes eram o melhor dos colchões. Ela implicava com o animal, e gostava de dar ordens. Entretanto, Eva começara a ensinar a deliciosa arte de copular, coisa em que ela era um pouco melhor do que o bicho; por isso, embora a detestase, teve Adão de admitir que tinha alguns encantos.
       Um dia Eva falou:
       — Quero que a vaca vá embora.
       — Nunca!
       Discutiram.
       Deus, depois de fazer Adão dormir, pôs a vaca em outro lugar. Quando notou a ausência do bicho, Adão ficou desesperado:
       — Deus: Onde está a Fifi?
       — Dei aos hindus.
       Adão viu os vizinhos. Tentavam fazê-la cruzar com um elefante. Parecia muito difícil.
       — Fifi! (gritou Adão).
       Ele então foi ao vinhedo; depois, carregando uvas, ofereceu-as em troca da vaca (fez isso gesticulando e apontando, porque não sabia a língua dos hindus). Recusaram.
       Para acabar com aquilo, Eva comeu do fruto proibido, que lhe deu a capacidade de dar leite e de sangrar todos os meses de maneira quase regular. Quando isso acontecesse, ela ficaria mal-humorada e daria ordens.
       Então Adão e Eva foram expulsos do Éden. Tempos depois, encontraram vacas ordinárias, que criaram com gosto, embora Eva já fosse a vaca das vacas.
 
                                                                                                (Duque de Caxias, 2012.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário